O blog dos patudos
November 3, 2021
4 cuidados para proteger o teu animal do frio

As baixas temperaturas que caraterizam o inverno afetam não só os humanos como também os animais. Ainda que os animais tenham mais facilidade do que o ser humano em adaptarem-se à temperatura ambiente, proteger os seus animais do frio é um dever teu, enquanto tutor, e, ao mesmo tempo, um gesto de amor e carinho pelo teu patudo. 

Quais são os cuidados que devo ter para proteger o meu animal de estimação? Como posso proteger o meu patudo do frio? Devo agalhasar o meu cão quando o vou passear? São as questões que fazes nesta altura do ano? Nós ajudamos com truques e dicas para ajudar o teu animal de estimação a ficar confortável.

  • Se tens um cão, investe num agasalho quentinho para ele: Não é ao acaso que foram criadas as roupas quentinhas ou até mesmo os agasalhos próprios para o tempo frio e chuvoso. Se está um frio de rachar e tu só sentes bem com camadas de roupa, provavelmente é a hora de agasalhares o teu cão. Testa o tipo de tecido ao qual o teu patudo reage melhor.
  • Uma cama e uma manta para o descanso: aplicável no caso dos cães e dos gatos. Como costuma reagir o teu animal nesta altura do ano? Tem tendência a deitar-se debaixo das tuas mantas e cobertores? Procura o teu colo, na esperança de receber mimos e calor humano? Talvez seja a altura de lhe comprares uma cama quentinha e uma manta.
  • Evita levar o cão a passear quando está a chover: se for compatível com os teus horários, procura passear o cão nos momentos em que a chuva dá descanso. Contudo, se for um dia muito chuvoso ou não consegues mesmo outro horário para ir passear o teu patudo, investe num agasalho térmico, que não permita repassar a chuva para o pelo do teu cão. Depois, ao chegarem a casa, seca-o bem com uma toalha.
  • Não deixes o animal ao frio: É muito importante que o teu animal de estimação tenha espaço para correr, brincar ou voar. Contudo, lembra-te que em dias com baixas temperaturas o mais importante é que ele esteja protegido do frio, ficando resguardado em casa, em especial durante a noite que é quando as temperaturas tendem a ser mais baixas. Se tiveres mesmo que deixar o teu cão na rua, procura construir-lhe uma casota ou um abrigo quente, com mantas e tapetes no chão para que ele não tenha de colocar as patas no piso frio.

Se tens pássaros em casa, que habitam no exterior, procura tapar a gaiola com uma manta ou um tecido velho e tenta colocá-la num sítio mais isolada, onde hajam poucas correntes de ar.

Seja qual for o tipo de animal que tenhas confirma, todos os dias, se os teus animais estão protegidos do frio. As baixas temperaturas podem tornar-se realmente desagradáveis e, inclusive, levar a doenças como gripes ou constipações. Temos a certeza de que não quererás ver o teu patudo a tremer de frio e farás todos os possíveis para que ele se sinta bem. Certifica-te ainda que ele tem sempre o seu pelo limpo, saudável e seco.


Mais Posts

Rode o telemóvel para ver