O blog dos patudos
October 18, 2021
As 10 raças de cães mais conhecidas

Quando se decide ter um animal de estimação, os cães, os gatos, os peixes, os roedores, os pássaros e alguns répteis são os tipos de animais que costumam ser pensados para a tomada de decisão. Contudo, não é ao acaso que os cães são dos animais preferidos não só da população portuguesa como também da população mundial. 

Existem milhares de raças de cães espalhadas pelo mundo inteiro e muitas delas conhecidas por todos nós. Cada uma com a suas caraterísticas e especificidades, as raças 


Saiba quais são as 10 raças de cães mais conhecidas e as especificidades que as caraterizam:

1-Bulldog

O Bulldog é uma raça de cão com particularidades muito próprias. Testa franzida, nariz empinado (e curto) e orelhas pequenas, caraterísticas estas que lhe conferem um ar ousado. Por outro lado, devido à sua anatomia, facilmente desenvolve problemas de saúde, nomeadamente respiratórios, de olhos ou até mesmo de pele. 

Há quem diga que este cão aparenta ser preguiçoso, mas não se deixe enganar pela sua aparência. O bulldog gosta de uma boa caminhada, além de precisar de praticar exercício com regularidade para se manter em forma e saudável.


2-Labrador Retriever

Considerada uma das raças de cães mais divertidas, o Labrador Retriever é um cão bastante afetuoso para com aqueles que o rodeiam. São, igualmente, cães que adoram crianças e estão sempre à procura de brincadeira.


3-Golden Retriever

Há semelhança dos labradores, os Goldens Retriever são cães que adoram famílias e crianças. São até duas raças bastante semelhantes em personalidade e porte. A principal diferença reside no seu tipo de pelo.


4-Pastor Alemão

Com origem na Alemanha e com grande porte, o Pastor Alemão é frequentemente associado a cão de trabalho, sendo uma raça de cão facilmente treinável, pela sua inteligência e capacidade de obediência-

Corajoso, dedicado e, ao contrário do que muitos pensam, é um cão afetuoso para com a sua família. Por outro lado, relaciona-se pouco com outras raças de cães.


5-Chihuahua

O Chihuahua é uma das raças de cães mais pequena e animada do mundo conquistando, por isso, muitos fãs. 

Vaidoso, gosta de ser o centro do mundo e receber mimos e atenção a toda a hora. É muito protetor com os seus tutores, gostando pouco de os partilhar com outras pessoas ou animais.

É igualmente conhecido pelo seu ladrar frequente ao ponto de muitas pessoas se questionarem “como é que um cão tão pequeno consegue ladrar tanto e tão alto?”.


6-Boxer

Caraterizado pela sua teimosia, o Boxer além de ser um bom companheiro para a sua família, também consegue ser um excelente cão de guarda por ser bastante protetor e atento. 

De porte médio, o boxer é uma raça muito enérgica, o que requer que pratique exercício com regularidade. Se tem ou pretende ter um cão desta raça, leve-o frequentemente a espaços amplos onde ele possa correr e brincar. Se possível, estimule-o com bolas ou discos voadores.


7-Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier, um cão de pequeno porte e de pelo longo, é considerado um cão bastante corajoso por não se acanhar em desafiar todos os cães que por si passam. 

Também denominado de “mau-feitio”, o truque está em educar este cão logo desde cedo para aprenda a controlar o seu modo ciumento e possessivo.


8-Beagle

O Beagle pertence a uma raça de cão enérgica e sociável com outros cães, uma vez que esta raça foi originalmente criada para atuar em matilhas.

São cães brincalhões e dóceis, sendo por isso uma ótima escolha para quem procura cães que se adaptem bem a crianças.


9-Rottweiler

Há quem considere esta raça muito perigosa. Contudo, o Rottweiler é uma raça de cão que consegue ser bastante sensível e amiga do ser humano. Dependerá muito da educação que lhe dá.

O Rottweiler, cão de grande porte, é um bom cão de guarda ou polícia. Também adoram a liberdade de poderem correr num espaço amplo e de brincar com os seus tutores. Quanto mais criativo for nos exercícios que lhe propõe, mais o Rottweiler irá adorar.


10-Jack Russell Terrier

Da lista apresentada, esta é a raça de cão mais recente. O Jack Russel Terrier adora farejar todos os sítios por onde passa, sendo um verdadeiro explorador.



Em suma, é possível afirmar que, no fundo, todos os cães conseguem ser bons cães de família. Dependerá de si, se pretende um cão mais calmo ou um mais brincalhão; se é uma pessoa que adora mimar os seus animais, ou se prefere um cão que não exija tanta atenção. Qualquer que seja a raça de cão escolhida, é certo que receberá muito amor se cuidar e mimar o seu cão.


Mais Posts

Rode o telemóvel para ver